Saiba mais sobre o carbono na química orgânica
- casosdequimica
- 26 de mar. de 2016
- 1 min de leitura

O carbono é o elemento básico para o estudo da química orgânica, tema que costuma ser cobrado no Enem. Localizado no grupo 14 (família IVA), o carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes
localizados em sua camada de valência. Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química. Pode-se ligar com outros átomos de carbono, encadeando-se, para formar tipos inúmeros de cadeias. O átomo de carbono se liga a hidrogênio e, a outros elementos comuns em compostos orgânicos como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S), halogênios (Cl, Br, F, I), etc.
CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS: TIPOS DE LIGAÇÃO:
Cadeia Carbônica é definida como o conjunto de todos os átomos de carbono, como também de heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico. Elas podem se classificar em: a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ).

Dizemos que o carbono presente nesta cadeia é saturado, pois apresenta quatro ligações simples.

b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡). As ligações presentes são conhecidas como ligações pi (π).

A ligação tripla na extremidade direita da cadeia a caracteriza como insaturada. O oxigênio inserido entre os dois átomos de carbono é classificado como heteroátomo.
fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/classificacao-das-cadeias-carbonicas-tipos-ligacao.htm
Commenti